Foto: Ana Sequeira

Que espécie é esta: tritão-marmoreado

A leitora Ana Sequeira fotografou e filmou um “bichinho” em Sintra, no início de Novembro, e pediu para confirmar a espécie. Rui Rebelo ajuda.

“Venho pedir ajuda para identificar este lindo bichinho que encontrei hoje no meu quintal, debaixo de um tronco, no chão”, descreveu Ana Sequeira, numa mensagem enviada à Wilder. “Vivo em Sintra. Penso que seja um tritão marmoreado, mas gostaria de confirmação por favor”, acrescentou ainda.

Com efeito, trata-se de um tritão-marmoreado (Triturus marmoratus).

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Sim, é mesmo um tritão marmoreado, em fase terrestre (pele com aspeto seco).

Quase todas as salamandras e tritões entram em atividade com as chuvas outonais. No entanto, aqui no Sul o tritão-marmoreado é a excepção e só se reproduz na primavera. Por isso, e apesar de já ter chovido, este animal continua na sua vida “terrestre”.

Na primavera mudará de aspecto, a pele ficará mais lisa e brilhante e migrará para os corpos de água.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.