Sapo-comum. Foto: Isabel Gil

Que espécie é esta: sapo-comum

A leitora Isabel Gil fotografou um sapo em Padrões, Pampilhosa da Serra, e pediu ajuda para saber o que é. Rui Rebelo responde.

“É o primeiro sapo do ano no nosso pátio em Padrões e parece bem diferente dos que estiveram cá em anos anteriores (todos baptizados Basílio). A foto também não é boa, eu sei”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de um sapo-comum (Bufo spinosus).

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É um sapo-comum, Bufo spinosus. Parece um macho, por ser relativamente pequeno e magro. Se os “Basílios” eram grandes e gordos (o típico sapo encontrado em hortas), então… deveriam ser Basílias 🙂

Esta é uma espécie “amiga do hortelão” pela quantidade de pragas das hortas que consome. A presença dele nas hortas é comum e bem vinda, porque alimenta-se preferencialmente de caracóis e lesmas. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas. E compre as fichas de campo na nossa loja, com mais informação sobre diferentes grupos de animais, plantas e fungos.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.