Cientistas descobrem quatro novas espécies de polvos na Costa Rica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu para a Ciência quatro novas espécies de polvos durante duas expedições oceânicas realizadas em 2023 ao largo da costa do Pacífico da Costa Rica.

Em Junho de 2023, os investigadores a bordo do navio oceanográfico R/V Falkor, do Schmidt Ocean Institute, encontraram duas maternidades de polvos junto a fontes hidrotermais.

Navio R/V Falkor durante as expedições ao largo da Costa Rica. Foto: Schmidt Ocean Institute

Seis meses depois, os cientistas regressaram àquela zona de maternidades e confirmaram que pareciam activas ao longo de todo o ano. Também observaram várias espécies de polvos mais distantes das fontes hidrotermais.

Uma das novas espécies de polvos pertence ao género Muusoctopus e será chamado polvo Dorado, recebendo o nome do local onde foi encontrado, El Dorado Hill.

Maternidade de polvos. Foto: Schmidt Ocean Institute

Das quatro novas espécies, apenas o polvo Dorado foi visto a cuidar dos seus ovos nas fontes hidrotermais.

As quatro espécies identificadas estão de momento a ser descritas por Janet Voight, curadora da colecção de invertebrados do Field Museum of Natural History de Chicago, e por Fiorella Vasquez do Museu Zoológico da Universidade da Costa Rica. Já as expedições foram lideradas por Beth Orcutt do Bigelow Laboratory for Ocean Sciences e por Jorge Cortés da Universidade da Costa Rica.

“Com trabalho árduo, a nossa equipa descobriu novas fontes hidrotermais ao largo da Costa Rica e confirmou que elas albergam maternidades de polvos de grande profundidade e uma biodiversidade única”, comentou Orcutt.

Mais de 160 espécimes de animais recolhidos na expedição de Dezembro vão ser arquivados no Museu de Zoologia da Universidade da Costa Rica, juntando-se aos 150 espécimes recolhidos na expedição de Junho. “Guardar a colecção na Costa Rica permite aos cientistas e estudantes locais ter acesso fácil às amostras para fazer investigação, com o potencial de informar estratégias regionais de gestão para o mar profundo”, comentou o Schmidt Ocean Institute em comunicado. Na maioria das vezes, os espécimes encontrados na América Latina são enviados para instituições nos Estados Unidos ou na Europa.

Um polvo saído recentemente do seu ovo perto de El Dorado Hill. Foto: Schmidt Ocean Institute

“O impacto das duas expedições do R/V Falkor no conhecimento das águas profundas do Pacífico, ao largo da Costa Rica, vai durar para o futuro e, espero, vai criar sensibilidades que permitirão definir políticas de protecção do mar profundo no país”, disse Cortés. “Espero que estas expedições sejam uma inspiração para gerações futuras.”

Em 2024, o Schmidt Ocean Institute prevê organizar outras expedições, concretamente nas águas do Peru e do Chile.