Foto: Fundação Serralves

Cinco sugestões de Natureza para a semana de 23 a 29 de Janeiro

Para Fazer

Aqui ficam sugestões de cinco coisas para fazer durante este fim-de-semana e nos dias seguintes. Há passeios, um concurso de fotografia, uma palestra e uma nova exposição.

 

  1. Conhecer o desenho francês do Parque de Serralves

Neste passeio especial e gratuito, que se realiza no domingo de manhã, dia 24, os visitantes do parque da Fundação Serralves vão imaginar-se como sendo o autor do projecto para o Parque, o francês Jacques Gréber. Caminhando pelas alamedas e pelos caminhos do jardim, vão aprender sobre o desenho dos jardins franceses e a influência que estes tiveram neste importante espaço verde do Porto.

 

  1. Concurso de fotografia de Natureza Quercus-BMWi

A cerimónia para entrega dos prémios do concurso de fotografia de Natureza Quercus-BMWi realiza-se já na tarde deste sábado, dia 23, no Parque Florestal de Monsanto. Ali, durante o evento, vai ser possível ver uma exposição com todas as imagens premiadas nesta segunda edição do concurso. Este ano concorreram quase 1700 fotografias, enviadas por mais de 120 participantes.

 

  1. Bioblitz de Inverno, em Vila Nova de Famalicão

No domingo à tarde, Bioblitz. Este passeio para identificação das espécies que se podem observar no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, é gratuito e aberto a todas as idades, tendo como público-alvo famílias com crianças em idade escolar. Basta aparecer à hora marcada. Os participantes vão ser guiados por um biólogo e procurar aves, anfíbios e mamíferos, incluindo pegadas e outros vestígios de lontras. Para mais informações pode ler aqui o que a Wilder escreveu sobre este Bioblitz e outros que estão já a ser preparados.

 

  1. Palestra: Um novo oceano com novas criaturas

Já durante a próxima semana, uma palestra sobre as exóticas. As espécies invasoras são um grave problema em todo o mundo, não só na superfície terrestre, mas também nos mares e oceanos. Nesta palestra conduzida por Francisco Arenas, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), realizada em Vila do Conde na próxima quinta-feira ao final da tarde, vai poder aprender sobre estas questões e também sobre os efeitos do aquecimento global. Este encontro marca a inauguração da exposição “No Mundo das Invasoras”.

 

  1. Exposição: “No Mundo das Invasoras”

De entrada grátis, esta exposição que inaugura na próxima quinta-feira, dia 28, no Centro de Monitorização de Interpretação Ambiental de Vila do Conde, dá a conhecer aos visitantes quais são as espécies exóticas e invasoras que ameaçam a biodiversidade em Portugal e na Europa. Dividida em 25 painéis, a exposição divide-se entre algas, insectos, peixes, anfíbios, mamíferos, aves e muitos outros seres vivos. Estão também previstos vídeos, jogos e várias actividades educativas. Até 27 de Maio.