Obama entrevista Sir David Attenborough na Casa Branca

26 de Junho de 2015

Em Maio, o Presidente dos Estados Unidos entrevistou um dos mais conhecidos naturalistas do mundo, o britânico Sir David Attenborough, na Casa Branca. Este aproveitou para perguntar a Obama por que não se compromete mais na luta contra as alterações climáticas.

 

Na entrevista, que vai para o ar neste domingo na BBC, foi Barack Obama quem fez as perguntas ao famoso naturalista, hoje com 89 anos. “Há muito tempo que sou um grande admirador do seu trabalho… tem sido um excelente educador e um grande naturalista”, disse o Presidente norte-americano, citado pelo jornal The Guardian. Obama cresceu a ver os programas do naturalista britânico, acrescentou.

Mas as questões mais difíceis foram mesmo colocadas por Sir David, quando este perguntou a Obama por que não se empenha tanto em combater as alterações climáticas da mesma maneira que Presidentes anteriores se empenharam em levar o Homem à Lua. Obama respondeu: “Todos os ecossistemas estão ligados. Se só um país estiver a fazer aquilo que é o correcto mas os outros países não, então não vamos conseguir resolver o problema. Temos de conseguir uma solução global.”

Sir David disse ter sido apanhado de surpresa com o convite para ir à Casa Branca, pela primeira vez. Achou Obama “amigável” e “genuíno”. A conversa fluiu em redor da carreira de Attenborough (que gravou o seu primeiro programa de História Natural para a BBC em 1954), da paixão de ambos quanto ao mundo natural e das formas de o proteger, da recente viagem de Attenborough à Grande Barreira de Coral (na Austrália) e de temas como as alterações climáticas e as energias renováveis.