Que espécie é esta: salsaparrilha

A leitora Mafalda Amorim fotografou esta planta a 19 de Fevereiro em Sobral de Monte Agraço e quis saber de que espécie se trata. Carine Azevedo responde.

“Encontrei estas bagas em Sobral de Monte Agraço e gostaria de saber a que espécie pertencem e se são ou não comestíveis”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se da salsaparrilha (Smilax aspera). 

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

As bagas são de salsaparrilha (Smilax aspera), uma espécie da família Smilacaceae. 

A salsaparrilha é uma planta arbustiva e trepadeira que tem uma elevada facilidade de trepar pela vegetação vizinha, usando para isso os seus espinhos e gavinhas (pequenos ganchos) para se agarrar.

Possui folhas verdes, sem pelos e coriáceas, das mais variadas formas, que podem ocasionalmente possuir manchas brancas à superfície, e espinhos na margem e na página inferior.

As flores são pequenas, perfumadas e pouco vistosas, de cor amarelo-esverdeada, brancas, ou só esverdeadas. Os frutos são bagas globosas avermelhadas, que se tornam pretas quando maduras, e surgem em cachos. 

A salsaparrilha é uma espécie nativa de climas mediterrânicos e em Portugal é comum um pouco por todo o território continental.

Se quiser pode saber um pouco mais aqui sobre esta espécie.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.