Que espécie é esta: esteva

A leitora Alice Moreira fotografou esta planta a 21 de Abril em Carviçais, Moncorvo, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Peço identificação desta planta, por favor. Avistada hoje (21 de Abril) em Carviçais (Moncorvo)”, escreveu a leitora à Wilder. 

Trata-se da esteva (Cistus ladanifer).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A planta das fotografias é da espécie Cistus ladanifer L., pertencente à família Cistaceae

Comumente conhecida como esteva, ládano, lábdano, roselha e xara, é uma planta nativa da região do Mediterrâneo, onde prospera em solos pobres e secos. Em Portugal, é uma presença marcante um pouco por todo o território, especialmente nas regiões do centro e sul do país. 

Quanto às suas características morfológicas mais marcantes, a esteva apresenta porte arbustivo e folhagem verde-escura coberta por glândulas resinosas, conferindo-lhes um aroma distinto. As suas flores são grandes e vistosas, com pétalas brancas, imaculadas ou com uma mancha escura na base, como evidenciado nas fotografias, e um centro de estames amarelos. 

Além disso, esta planta é reconhecida por libertar uma resina aromática – o ládano – que tem sido tradicionalmente utilizada na produção de perfumes e medicamentos. Aqui encontra mais algumas informações sobre esta espécie.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.