Craveiro-do-monte. Foto: António Casimiro

Que espécie é esta: craveiro-do-monte

O leitor António Casimiro fotografou esta planta a 4 de Abril em Santa Bárbara de Nexe, Algarve, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Aqui vai mais uma flor ‘estranha’ que descobri hoje (4 de Abril) aqui em casa, a 800 metros de Santa Bárbara de Nexe, no Algarve. Agradecia a sua identificação!”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um craveiro-do-monte (Geropogon hybridus).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

As fotografias mostram o craveiro-do-monte (Geropogon hybridus (L.) Sch.Bip., sinónimo de Tragopogon hybridus L.), também conhecido como craveiro-da-serra ou barbas-de-bode-menor.

Esta planta é nativa da região do Mediterrâneo e está amplamente distribuída em várias áreas da Europa, Ásia e África do Norte. Em Portugal Continental é mais comum na metade sul do país, especialmente na região do Algarve, onde é frequentemente encontrada em pastagens, prados e campos de cultivo.

O craveiro-do-monte pertence à família Asteraceae

Trata-se de uma planta herbácea anual ou bienal que pode atingir até 60 centímetros de altura e floresce entre abril e junho.

As suas flores surgem reunidas em capítulos solitários bastante atrativos, apresentando uma coloração rosa pálida, malva ou roxa. Estes capítulos são envolvidos por brácteas verdes longas e estreitas. As folhas da planta também são longas, lineares e estreitas.

Uma curiosidade interessante sobre o craveiro-do-monte é que os seus capítulos apenas se abrem por algumas horas durante a manhã e fecham ao meio-dia, à medida que a luz do sol aumenta. Esta particularidade muitas vezes faz com que a planta passe despercebida entre a restante vegetação.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.