Ilustração: Baldi Pérez

Lançado livro com conselhos práticos para quem quer iniciar-se na ilustração botânica

O livro “Breve introducción al dibujo de árboles”, editado pelo Real Jardim Botânico de Madrid (RJB-CSIC), está acessível na plataforma Europeana e no site da Biblioteca do RJB-CSIC.

A publicação, editada através do projecto europeu Linking Biodiversity and Culture Information (LinBi), é gratuita e pode ser descarregada em formato digital no site da Biblioteca Digital. Está disponível em Castelhano e em Inglês.

O livro, de Baldi Pérez, é um guia com conselhos úteis e práticos, com ideias e sugestões a ter em conta na hora de se iniciar no desenho botânico. O objectivo é dar a conhecer a colecção de ilustrações botânicas do Real Jardim Botânico de Madrid.

“Através do projecto LinBi, a Biblioteca do RJB localizou, identificou, descreveu e organizou uma colecção composta por mais de 70.000 ilustrações botânicas procedentes da colecção de livros mais valiosos, antigos e especiais”, explicou, em comunicado, Félix Alonso, director da Unidade de Biblioteca do RJB. “Diferentes épocas, artistas, estilos e técnicas estão representados nesta colecção.”

Este livro é para todos os que “precisem de uma documentação científica, uma inspiração artística ou, tão simplesmente, que queiram apreciar plantas, flores, folhas, frutos, sementes ou raízes que, pela primeira vez, se oferecem em formato digital com a sua descrição e identificação correspondente”.

Ilustração: Baldi Pérez

Para quem queira começar a desenhar estes temas botânicos, Félix Alonso aconselha a partirem da ilustração de uma árvore, Betula alba, de Baldi Pérez. Nessa ilustração encontram informação sobre como se devem documentar antes de iniciarem um projecto destas características, como escolher os materiais mais adequados e como concretizar a ilustração.

A ilustração botânica procura representar uma planta da forma mais precisa possível, tentando incluir no desenho aquilo que a caracteriza e identifica.

A colecção da Biblioteca do RJB abarca um período histórico que vai desde os começos da imprensa, em meados do século XV, até à actualidade. “É um claro reflexo da enorme e variada biodiversidade vegetal do nosso planeta.”

O trabalho de Baldi Pérez está, actualmente, centrado no estudo e desenho de árvores.