Livros: Dez novidades para ler na Primavera

Traga um pouco de vida selvagem extra para o seu dia-a-dia com estes livros sobre o mundo natural, uma selecção que fizemos a pensar em quem gosta de livros e de natureza.

DARWIN E A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: UMA IDEIA BRILHANTE QUE ILUMINA OS CAMINHOS DA CIÊNCIA

Por Luís M. Aires

Editor: Edições Sílabo

Data de publicação: 10 de Abril

Preço: 13,30€

Este livro é uma viagem pelos fundamentos da evolução por seleção natural e pela mente genial de Charles Darwin, cuja ideia revolucionária continua a ecoar pelos corredores da Ciência e da Filosofia contemporâneas. A história da natureza é uma epopeia que se desenrola há milhares de milhões de anos e apenas um intelecto brilhante na sua incansável busca pela compreensão da origem da diversidade da vida poderia forjar uma via que iluminou os alicerces da biologia moderna. As ideias de Darwin não só resistiram à prova do tempo como floresceram e evoluíram, influenciando áreas tão diversas como a medicina, a paleontologia e a psicologia. Além de uma celebração da Ciência, este livro é também um convite para uma reflexão sobre o significado das nossas origens e da nossa ligação à vasta teia de vida do planeta Terra.
Neste livro poderá viajar ao lado de Darwin e descobrir os momentos de inspiração que deram origem a uma das ideias mais impactantes da história da ciência; compreender os fundamentos da teoria que mudou a nossa visão do mundo natural e saber como a seleção natural esculpiu a incrível diversidade da vida no nosso planeta.

UM PLANETA ESQUECIDO

Por Filipe de Figueiredo

Editor: Filipe de Figueiredo

Data de publicação: 5 de Abril

Preço: 31,90€

Hoje é uma inconsciência, para não dizer uma ignorância, pensar ou defender que o ser humano tem pouca ou nenhuma responsabilidade significativa com o estado do Planeta. O mundo natural sofre, há muitas décadas, um processo antrópico de degradação contínua e que se acelera a cada dia que passa. No entanto, nem quem tem poder político, nem parte substancial da humanidade fazem um esforço real para reverter os comportamentos e as opções das sociedades, para restaurar a natureza e as condições ambientais do Planeta. A humanidade tem obrigatoriamente que mudar, de forma radical, a sua relação com a Terra. Os seres humanos são apenas uma parte da vida do Planeta. Uma espécie entre centenas e centenas de milhares de outras que nos rodeiam, muitas delas que se transformaram e evoluíram ao longo de milhões de anos, adaptando-se à realidade dos tempos. Devemos e precisamos de acreditar que o destino do planeta não está traçado. A verdadeira esperança poderá estar na educação, nessa formação, no conhecimento e na atitude das mais novas e futuras gerações.

O que Vês Quando Olhas para uma Árvore?

Por Emma Carlisle

Editor: Fábula

Data de publicação: Março de 2024

Preço: 14,95€

Este livro explora temas de empatia, atenção plena e crescimento pessoal através da apreciação de um dos mais admiráveis seres vivos: as árvores. Escrito e ilustrado pela artista Emma Carlisle, a obra interpela os leitores a reconectarem-se com a natureza, fazendo perguntas que desenvolvem o pensamento crítico e a reflexão sobre si próprios, além de ajudar a estabelecer uma apreciação mais profunda do ambiente e do seu lugar nele.

O QUE HÁ DENTRO DE UMA FLOR? E OUTRAS PERGUNTAS SOBRE CIÊNCIA E NATUREZA

Por Rachel Ignotofsky

Editor: Lilliput

Data de publicação: Março de 2024

Preço: 14,95€

Como será que as flores se desenvolvem e porque é que são tão coloridas? Se prestarmos atenção, não será difícil encontrar beleza em muitas das pequenas coisas que nos rodeiam. Este livro ensina-nos sobre o mundo impressionante das flores, desde a semente até ao estado adulto, em que desabrocham com as suas cores deslumbrantes e formas quase mágicas. Aprender como são as flores por dentro e como crescem oferece às crianças as primeiras bases das Ciências Naturais.

BIRDTOPIA, A MISCELLANY OF BRITISH BIRDS

Por Jack Baddams

Editor: BBC Books

Data de publicação: 9 de Maio

Preço: 21,88€

Ao longo dos anos, o programa da BBC Springwatch mostrou momentos inesquecíveis com os nossos amigos alados no Reino Unido, através de câmaras em ninhos que captaram imagens das crias assim que emergiam os ovos até às majestosas rapinas a voar nos ares à procura das suas presas. Agora pode explorar o mundo das aves neste novo livro, que inclui dicas sobre onde encontrar inúmeras espécies e como as identificar, além das histórias favoritas contadas neste programa. Organizado por famílias, o livro tem ainda a descrição dos chamamentos das aves e explicações sobre os nomes colectivos de algumas espécies.

WILD SERVICE: WHY NATURE NEEDS YOU

Por Nick Hayes

Editor: Bloomsbury Publishing

Data de publicação: Abril de 2024

Preço: 25,75€

Em Maio de 2022, a Academia Real Sueca das Ciências publicou um artigo que avaliou 14 países europeus em três aspectos: biodiversidade, bem-estar e ligação com a natureza. As conclusões são claras: estamos a sofrer e a natureza também. Neste livro é apresentado o conceito segundo o qual as perdas para a Humanidade e as necessidades da Natureza são dois lados da mesma história. Misturando Ciência, escrita naturalista e sabedora indígena, este livro apela à ligação com a terra e ao compromisso no seu restauro. Conheça ainda quem está activamente a proteger a natureza britânica e junte-se a eles.

THE LIGHT EATERS – THE NEW SCIENCE OF PLANTS

Por Zoe Schlanger

Editor: Fourth Estate

Data de publicação: 9 de Maio

Preço: 19,30€

Zoe Schlanger convida-o a olhar para as plantas que tem na sala ou as que estão lá fora, perto da janela. Pense em como uma vida passada sempre no mesmo lugar traz desafios tremendos. Para os ultrapassar, as plantas desenvolveram formas criativas de sobrevivência, algumas que até parecem impossíveis. Não há dúvidas de que as plantas são importantes. Têm produzido o oxigénio da atmosfera da Terra e permitiram aos animais desenvolver-se. Mas sabia que podem comunicar quando estão a ser comidas, permitindo às plantas vizinhas reforçar a suas defesas? Também pode ouvir os sons das lagartas a alimentar-se e conseguem lembrar-se da última vez que foram visitadas por uma abelha, por exemplo. Além disso, as plantas não só comunicam umas com as outras mas também com outras espécies de plantas e de animais, permitindo manipular animais para as defender ou fertilizar. Por isso, podemos perguntar: serão as plantas seres inteligentes? Terão consciência? Este livro questiona a forma como pensamos nas plantas e está recheado de histórias espantosas sobre as suas vidas.

HOW TO BE A BAD BOTANIST

Por Simon Barnes

Editor: Simon & Schuster UK

Data de publicação: 25 de Abri

Preço: 21,88€

Consegue distinguir um tomate de uma uva? Um bocado de reba de uma árvore de Natal? Então parabéns, é um botânico. Simon Barnes, auto-proclamado mau ornitólogo, pensava que não sabia nada sobre plantas. Não é que tivesse alguma coisa contra elas: as árvores são interessantes porque as aves se empoleiram nelas; as plantas são úteis porque criam habitats e todas as aves vivem em habitats. Mas ao admirar a tenacidade de umas flores amarelas numa praia de rochas, Simon apercebeu-se de algo importante: tudo começou com as plantas. Neste livro encantador, o autor levar-nos numa viagem desde a fotosíntese às formas complexas como as plantas se reproduzem. Escreve sobre couve e coníferas, flores silvestres e orquídeas enigmáticas e também sobre as plantas que produzem substâncias venenosas, ajudando-nos a apreciar melhor a beleza e a diversidade do mundo natural. Mas acima de tudo, este livro abre os nossos olhos para as maravilhas à nossa volta. As plantas estão por todo o lado, em cada recanto da nossa vida, e sabemos mais sobre elas do que poderemos pensar.

CULL OF THE WILD: KILLING IN THE NAME OF CONSERVATION

Por Hugh Warwick

Editor: Bloomsbury Wildlife

Data de publicação: 28 de Março

Preço: 24,45€

Hugh Warwick analisa os desafios éticos e práticos de uma das maiores ameaças à biodiversidade: as espécies invasoras. Por todo o mundo, estas espécies põem em perigo ecossistemas. Lidar com elas é bastante complexo. O ecologista e conservacionista Hugh Warwick, que detesta a ideia de matar seja o que for, e de fazer mal a animais, está consciente da necessidade, por vezes, de matar espécies invasoras cuja presença ameaça a natureza. Este livro explora a complexa história do controlo de espécies, revelando o movimento mundial de espécies e dos impactos da sua presença. Explica as questões que os conservacionistas enfrentam para controlar animais exóticos e proteger as espécies nativas, desde esquilos, corvos, tartarugas ou sapos. Numa abordagem equilibrada, Hugh Warwick fala aos peritos de ambos os lados do debate. Como protegemos espécies nativas ameaçadas? Que espécies precisam de serem prioridade? E como lidamos com a ética de matar em nome da conservação?

LA FORÊT EN BORD DE CHEMIN

Por Marc Giraud

Editor: Delachaux et Niestlé

Data de publicação: 26 de Abril

Preço: 33,43€

Os veados falam com as caudas, os cogumelos têm o seu vocabulário e as árvores crescem mais durante a noite. Graças a mais de 700 fotografias captadas no terreno, este guia revela as actividades secretas de pequenos e grandes habitantes das florestas: arquitectos, jardineiros, sentinelas. E mostra ainda o funcionamento subtil da floresta, organismo gigante e vivo. Sinfonia com múltiplos instrumentistas, esta história é contada como se se tratasse de uma visita guiada ao mundo natural escondido nas florestas.