A foto desta cria de leão ainda inexperiente, cujo salto não correu muito bem, foi a grande vencedora do concurso em 2022. Foto: Jennifer Hadley/Comedy Wildlife Photography Awards

Para ver: 150 das melhores fotos cómicas de vida selvagem em exposição no Porto

Esta mostra inédita em Portugal junta as melhores imagens que têm sido premiadas no âmbito do concurso internacional Comedy Wildlife Photography Awards.

Um peixe sorridente, um macaco cantor, uma tartaruga maldisposta, um esquilo super-herói, um leão trapalhão. Estes são exemplos das cerca de 150 fotografias cómicas da vida selvagem que estão numa exposição aberta ao público no Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, até ao próximo dia 29 de Outubro.

Além de nos colocarem um sorriso na cara, estas imagens e as muitas espécies que representam têm ainda outros objectivos: “São também uma forma de nos dar a conhecer a extraordinária diversidade da vida no nosso planeta, e de nos alertar para a grave crise que esta atravessa”, explica uma nota de imprensa dos organizadores desta nova mostra, que chega agora a Portugal pelas mãos de uma parceria entre a empresa de eventos culturais Terra Esplêndida, o Comedy Wildlife Photography Awards e o CPF.

Tartaruga “zangada”, grande vencedora do concurso em 2020. Foto: Mark Fitzpatrick/The Comedy Wildlife Photography Awards

O concurso internacional que está na origem destas imagens internacionalmente reconhecidas nasceu em 2015, quando dois fotógrafos de vida selvagem, Tom Sullam e Paul Joynson-Hicks, criaram o prémio de fotografia “The Comedy Wildlife”. O principal objectivo foi desde sempre “chamar a atenção para a conservação ambiental de uma forma única: através do humor.”

E como uma das principais preocupações foi desde sempre chamar a atenção para a necessidade de conservar a vida selvagem, as imagens que estão em exposição “são extremamente populares” e apelam “a todas as idades”, sublinha a organização. Acima de tudo, “transmitem uma forte mensagem sobre a importância da sustentabilidade ambiental e da proteção das espécies ameaçadas”.

Fotografia vencedora da categoria Underwater em 2022, tirada no mar dos Açores. Foto: Arthur Telle Thiemann/The Comedy Wildlife Photography Awards

Nesta linha, está previsto que tanto o prémio como a exposição do concurso apoiam instituições que se dedicam à protecção dos animais. Assim, parte das receitas de bilheteira desta mostra que está no Porto vão ser entregues à SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

Em 2022, na oitava edição, o concurso – que está aberto tanto a profissionais como a amadores – recebeu cerca de 5000 imagens vindas de 85 países. Este ano, a fase de inscrições e de envio de fotografias ainda está aberta, com conclusão prevista para dia 23 de Agosto.


Saiba mais.

Sobre preços e horários, veja mais informação no site do Centro Português de Fotografia.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.