Bola de futebol vence os British Wildlife Photography Awards 2024

Os vencedores dos British Wildlife Photography Awards 2024 (BWPA) foram revelados a 14 de Março. Uma imagem de uma bola de futebol coberta de percebes, depois de ter percorrido centenas de quilómetros até à costa do Reino Unido, captada por Ryan Stalker, é a grande vencedora destes prémios.

“À tona da água é apenas uma bola de futebol. Mas abaixo da linha de água há uma colónia de criaturas”, comentou, em comunicado, o fotógrafo subaquático Ryan Stalker. “A bola de futebol foi parar à zona costeira de Dorset depois de ter feito uma enorme viagem através do Atlântico”, acrescentou. “Mais lixo no mar poderá aumentar o risco de mais criaturas chegarem às nossas costas e tornarem-se espécies invasoras.”

Foto: Ryan Stalker/British Wildlife Photographer of the Year 2024

A fotografia “Ocean Drifter” venceu ainda na categoria Coast & Marine e foi captada em Portland, Dorset, no sudoeste da Inglaterra, na costa do Canal da Mancha.

Os percebes não são nativos do Reino Unido mas podem dar à costa durante fortes tempestades no oceano Atlântico. 

“Só posso imaginar a viagem que esta bola fez. Desde a ser inicialmente perdida, depois passar algum tempo nos trópicos onde os percebes são nativos e, talvez, anos em mar aberto, antes de chegar a Dorset”, acrescentou Ryan Stalker.

Mais de 14.000 fotografias foram submetidas este ano, com fotógrafos amadores e profissionais a competir pelo grande prémio no valor de 5.000 libras (cerca de 5.830 euros).

O vencedor da categoria RSPB Young British Wildlife Photographer of the Year 2024 foi Max Wood com a sua imagem de um galeirão num lago ao nascer do Sol. Esta categoria é apoiada pela RSPB (Royal Society for Birds) para encorajar os jovens a envolverem-se com a natureza.

Foto: Max Wood/British Wildlife Photographer of the Year 2024

Segundo os organizadores, os BWPA, lançados em 2009, pretendem ser uma mostra da fotografia de natureza britânica e um alerta para a importância e valor das florestas, zonas húmidas e outros ecossistemas daquele país.

“Os British Wildlife Photography Awards trazem à luz a espectacular tapeçaria do património natural britânico”, comentou Will Nicholls, director dos BWPA. “Esta colecção é mais do que apenas uma galeria de imagens; é uma celebração, uma lembrança da resistência da beleza da vida selvagem britânica e uma chamada de acção para a preservação dos espaços naturais que somos tão afortunados de ter em Inglaterra.”

Os fotógrafos competiram em 10 categorias diferentes nos prémios para adultos: Animal Behaviour, Animal Portraits, Botanical Britain, Black & White, British Seasons, Coast & Marine, Habitat, Hidden Britain, Urban Wildlife e Wild Woods. Além disso, houve três faixas etárias em competição para jovens: até 11 anos, 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Todas as fotografias galardoadas serão publicadas em livro disponível em bwpawards.org.

A competição de 2025 já está aberta e convida fotógrafos com qualquer tipo de experiência a submeter as suas fotografias do melhor da natureza daquele país.

Veja aqui os vencedores desta edição dos prémios:

Animal Behaviour: “Three Frogs”, Ian Mason

Foto: Ian Mason/British Wildlife Photographer of the Year 2024

Animal Portraits: “Starling at Night”, Mark Williams

Foto: Mark Williams/British Wildlife Photographer of the Year 2024

Botanical Britain: “Tiny Forest Ballons”, Jason McCombe

Foto: Jason McCombe/British Wildlife Photographer of the Year 2024

Black & White: “Raven Above Arran”, Robin Dodd

Foto: Robin Dodd/British Wildlife Photographer of the Year 2024

Coast & Marine: “Ocean Drifter”, Ryan Stalker

Foto: Ryan Stalker/British Wildlife Photographer of the Year 2024

Habitat: “The tightrope Walker”, Daniel Valverde Fernandez

Foto: Daniel Valverde Fernandez/British Wildlife Photographer of the Year 2024

Hidden Britain: “Three’s a Crowd”, Ross Hoddinott

Foto: Ross Hoddinott/British Wildlife Photographer of the Year 2024

Urban Wildlife: “Day Walker”, Simon Withyman

Foto: Simon Withyman/British Wildlife Photographer of the Year 2024

Wild Woods: “Beech for the Sky”, Graham Niven

Foto: Graham Niven/British Wildlife Photographer of the Year 2024

Grande vencedor juvenil e da categoria RSPB 15 – 17 years: “Running on Water”, Max Wood

Foto: Max Wood/British Wildlife Photographer of the Year 2024

RSPB 12-14 years: “Mother and Fawn”, Felix Walker-Nix

Foto: Felix Walker-Nix/British Wildlife Photographer of the Year 2024

RSPB 11 and Under: “Spring’s Treasures”, Jamie Smart

Foto: Jamie Smart/British Wildlife Photographer of the Year 2024

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.