Águia-de-asa-redonda. Foto: Loz B. Tettenborn/WikiCommons

Saiba tudo sobre as aves de rapina da região de Torres Vedras

Num workshop online a 14 de Abril, o ornitólogo Hélder Cardoso vai explicar-lhe que espécies pode observar, como as identificar, como vivem e como as monitorizar.

O objectivo é ficar a “conhecer as várias espécies de aves de rapina diurnas que ocorrem na Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, através da identificação das respetivas espécies e aspetos do seu ciclo de vida”, explica, numa nota enviada à Wilder, a Câmara Municipal de Torres Vedras.

O workshop vai acontecer a 14 de Abril (uma quarta-feira) às 21h00, por meio de plataforma online.

Depois, a 17 de Abril pelas 09h00 (um sábado), haverá uma saída de campo – também orientada por Hélder Cardoso, ornitólogo profissional freelancer – para observar e identificar in loco as várias espécies de aves de rapina diurnas que ocorrem naquela paisagem protegida local.

A Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (PPLSSA), gerida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, tem cerca de 1.192 hectares e faz parte da Rede Nacional de Áreas Protegidas. Ali existem áreas com carvalho-cerquinho, matagais, mosaico agrícola e florestal, vegetação ripícola (na margem dos cursos de água) e podemos ter a sorte de encontrar espécies protegidas como o narciso e o lírio amarelo.

É um bom local para observarmos borboletas – como a borboleta cauda-de-andorinha (Papilio machaon) e a borboleta zebra (Iphiclides feisthamelli) – e aves, como o mocho galego (Athene noctua), a águia de asa redonda (Buteo buteo), o peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus), o galeirão-comum (Fulica atra) ou cotovia dos bosques (Lullula arbórea).

A área protegida tem dois observatórios de aves na Serra do Socorro e um outro próximo da Quinta do Manjapão.

Esta iniciativa insere-se no ciclo de workshops “BioQuartas”, organizados pelo Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras.


As inscrições para o workshop e para a saída de campo são gratuitas e podem ser feitas na área de agenda do site da Câmara Municipal de Torres Vedras ou diretamente aqui.

Mais informações sobre as mesmas podem ser obtidas pelo e-mail: cea@cm-tvedras.pt; ou pelos números de telefone: 261 314 163 / 918 773 342.