Walk & Art Fest: Passear na natureza mesmo em tempos de pandemia

3ª edição do Festival. Foto: Almargem

Na 3ª edição do Barão de São João – Walk & Art Fest, de 6 a 8 de Novembro, cerca de 300 pessoas aproveitaram a natureza do concelho de Lagos, num total de 76 caminhadas, passeios de BTT e workshops, revelaram hoje os organizadores.

Em plena pandemia – seguindo todas as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) e cumprindo o Plano de Contingência – a aldeia de Barão de São João acolheu a 3ª edição do festival Barão de São João – Walk & Art Fest.

“Apesar de todas as limitações que a atual situação de pandemia impõe, a organização considera que os resultados obtidos no evento não podiam ser melhores”, segundo um comunicado dos organizadores.

Ao todo, foram 19 as atividades esgotadas, não só de caminhada mas também de bem-estar e workshops. O tema desta edição foi a “Esperança”, conceito que fez parte das peças de 13 artistas locais expostas na aldeia de Barão de São João.

Ainda assim, registaram-se cerca de 300 participantes únicos, um número inferior em relação à edição anterior. Tal deveu-se, explicam os organizadores, “às restrições aplicadas ao limite máximo de participantes em cada atividade, e por outro lado, à chuva que abençoou a sexta-feira e o domingo de festival, que bastante falta faz à região, mas que acabou por influenciar muitos participantes a cancelar as suas inscrições”.

3ª edição do Festival. Foto: Almargem

“Apesar de todas as atuais contingências foi bastante recompensador ver que a nossa aposta de fazer esta 3ª edição, mesmo com limitações, foi vencedora. E prova disso foi ver as pessoas felizes nas atividades a usufruir da natureza do concelho de Lagos”, comentou Hugo Pereira, presidente do Município de Lagos.

A edição de 2021 já está prometida, garantem os organizadores deste Festival.

O festival Barão de São João – Walk & Art Fest, organizado pela associação Almargem, integra o calendário do evento Algarve Walking Season (AWS) onde se incluem os outros dois festivais de caminhadas existentes na Região (Walking Festival Ameixial e o Festival de Caminhadas de Alcoutim).

O AWS é uma iniciativa coordenada pela Cooperativa QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, aprovada ao abrigo de uma candidatura da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, promovida pelo Turismo de Portugal / Região de Turismo do Algarve.