Que espécie é esta: açafrão-de-outono

A leitora Teresa Silveira Ramos fotografou esta planta a 30 de Dezembro de 2018 na serra da Carregueira, Sintra, e pediu ajuda na identificação. Carine Azevedo responde.

“Encontrada no dia 30.12.2018 em bosque de pinheiro e eucalipto, maioritariamente, de tarde, na Serra da Carregueira, concelho de Sintra”, escreveu a leitora à Wilder.

Tratar-se-á de um açafrão-de-outono (Crocus autumnalis).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas. 

A planta da fotografia é uma espécie de Crocus, muito provavelmente Crocus autumnalis, anteriormente nomeado Crocus serotinus, vulgarmente conhecido como açafrão-bravo, açafrão-de-outono, cebolinhas ou pé-de-burro

É uma espécie da família Iridaceae, endémica da Península Ibérica.

O açafrão-bravo é uma pequena planta bolbosa de folhas longas e finas e pequenas hastes florais de cor lilás azulado. As flores surgem no outono, geralmente primeiro que as folhas, de forma isolada ou em pequenos conjuntos de 2 a 3 flores por bolbo. 

Esta espécie é do mesmo género que o açafrão-verdadeiro (Crocus sativus), uma planta nativa da Ásia menor e dos Balcãs, que apresenta igualmente floração outonal e de onde é extraída uma das mais caras e delicadas especiarias do mundo – o açafrão.  


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.