Que espécie é esta: açor

O leitor Jurgen Kind fotografou esta ave a 3 de Agosto em Cedrim, Sever do Vouga, e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.

“Encontrámos nesta manhã na nossa varanda este pássaro de rapina morto. Penso que é um açor. Pode-me dizer o que fazer com o animal? Há pessoas ou organizações que estarão interessadas em vir buscar o pássaro?”, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se de um açor (Accipiter gentilis).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

“Sim, é um açor juvenil. Antes de mais sugiro congelar o cadáver, caso contrário irá degradar-se rapidamente. Depois, sugiro contactar o Museu da Universidade de Coimbra para saber se terão interesse”, respondeu Gonçalo Elias.

Esta ave de rapina, classificada com estatuto de conservação Vulnerável em Portugal, tem barras horizontais no peito e abdómen, e um tom acinzentado no dorso. Mas os imaturos têm riscas verticais em vez de barras horizontais segundo o portal Aves de Portugal. 

“O açor tanto pode ser encontrado a voar por entre a ramagem das árvores de bosques densos, como planando acima das mesmas em correntes térmicas ascendentes.”

Esta “é uma espécie pouco comum, dependente de zonas florestadas. Sendo residente, ocorre durante todo o ano, podendo mais facilmente ser observado no início da Primavera durante as paradas nupciais. É mais frequente a norte e junto ao litoral que no sul.”


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.