Foto: Manuel Grilo

Que espécie é esta: aranha-caranguejeira do género Tmarus?

O leitor Manuel Grilo observou uma curiosa aranha em Agosto de 2012, na região de Portalegre, e pediu agora ajuda na sua identificação. Pedro Sousa responde.

O leitor Manuel Grilo é natural da freguesia de Cabeço de Vide, distrito de Portalegre, no Alto Alentejo. “Até aos 15 anos vivi no campo e sempre tive muita curiosidade pela vida animal, aves, insetos, peixes, etc., como viviam, como se reproduziam, como se alimentavam”, descreveu, numa mensagem enviada à Wilder.

Estava um dia, em 2012, a fazer um piquenique no campo, quando se deparou com uma espécie de aranha que nunca tinha observado. “Batizei-a de ‘aranha eremita’ por a comparar com o caranguejo eremita”, explicou. “Tenho curiosidade em saber se já é um aracnídeo conhecido e qual o seu nome.”

Tudo insica que se poderá tratar de uma aranha-caranguejeira, membro da família Thomisidae, e dentro desta provavelmente pertencendo ao género Tmarus.

Espécie identificada por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.

De acordo com Pedro Sousa, se a hipótese colocada estiver correcta, o mais provável é ser uma aranha da espécie Tmarus staintoni ou Tmarus piochardi, devido ao “tamanho proporcionalmente grande do tubérculo dorsal presente no abdómen”.

Foto: Manuel Grilo

Existem muitas espécies diferentes de aranhas-caranguejeiras. Em vez disso de construírem uma teia, estas aranhas são conhecidas por assumirem cores semelhantes ao cenário que as rodeia, seja uma flor ou um tronco, armando uma emboscada aos insectos que ali pousam sem as terem visto.

Pode observar mais imagens da Tmarus staintoni aqui e aqui. E da Tmarus piochardi aqui.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.