Foto: Pedro Ochôa

Que espécie é esta: aranha-dos-troncos-grande

O leitor Pedro Ochôa fotografou uma aranha dentro de casa, em Mafra, a 15 de Dezembro, e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.

“Moro numa zona rural e ultimamente tenho tido alguns visitantes destes dentro de casa. Vejo-os à razão de um por mês, mais frequentemente nas alturas de frio e sempre à noite”, contou Pedro Ochôa, numa mensagem enviada à Wilder. “Não vejo teias de aranha em lado nenhum e não reagem à proximidade dos humanos. A da foto tinha 5,5 centímetros, menos de 2 centímetros de comprimento no corpo.”

Pedro Ochôa perguntou ainda se haverá algo a fazer para as aranhas de manterem fora de casa.

Trata-se de uma aranha-dos-troncos-grande (Zoropsis spinimana).

Espécie identificada por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.

“Tendo em conta os contactos dos leitores da Wilder, está é uma aranha comummente encontrada. Não será fácil de as impedir de entrar dado que podem subir a maioria das superfícies”, explicou Pedro Sousa, acrescentando que “a maioria devem ser machos em busca de fêmeas para acasalar”.

Este biólogo deixou ainda uma sugestão: “Evitar ter estruturas junto às paredes da casa que possam servir de abrigo às aranhas, como vasos ou lenha, talvez possa ajudar.”

Com efeito, de acordo com outras identificações da mesma espécie já publicadas, estas aranhas são muitas vezes encontradas junto a construções humanas, onde procuram abrigo não só dentro de vasos e outros recipientes, mas também em pilhas de lenha ou debaixo da sua casca.

A aranha-dos-troncos-grande é robusta e pode encontrar-se ativa todo o ano. São capazes de subir a superfícies como vidro, ao contrário de espécies com aspecto semelhante, como as aranhas-lobo.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.