Foto: Nuno Pereira

Que espécie é esta: aranha-dos-troncos-grande

O leitor Nuno Pereira pediu ajuda para saber a que espécie pertencem as aranhas que tem encontrado em casa, na zona de Torres Vedras. Pedro Sousa responde.

“Gostaria da vossa ajuda na identificação desta espécie de aranha que 
costuma aparecer dentro da minha casa em Torres Vedras, com alguma 
frequência, principalmente no outono e inverno”, pediu Nuno Pereira numa mensagem enviada à Wilder, sobre uma aranha que fotografou a 5 de Janeiro. “É visível à noite e tem cerca de 5 a 6 cm entre as patas dianteiras e traseiras”, especificou.

Tudo indica que se trata de uma aranha-dos-troncos-grande (Zoropsis spinimana).

Espécie identificada por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.

“É muito provavelmente uma Zoropsis spinimana, até pelo tamanho e capacidade de trepar”, indicou Pedro Sousa, em resposta ao pedido de identificação desta aranha.

Com efeito, as aranhas desta espécie costumam ser muito grandes, face ao tamanho médio das aranhas que encontramos em Portugal. Costumam procurar abrigos para o frio quando as temperaturas baixam, incluindo dentro das habitações humanas, e é por isso comum dentro de casa.

Embora o seu tamanho lhe permita perfurar a pele humana (algo que poucas aranhas conseguem fazer), a aranha-dos-troncos-grande raramente o faz. Pode defender-se mordendo quando se sente encurralada, existindo registos de mordeduras por esta espécie na Suíça, mas com efeitos moderados que desaparecem após poucos minutos ou horas. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.



Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.