bela-sombra

Que espécie é esta: bela-sombra

O leitor Tony Rocha fotografou esta árvore a 1 de Setembro no Jardim Público em Miramar, Gaia, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Fotografia tirada em Miramar, Gaia, no jardim público no dia 1 de Setembro deste ano. Agradeço sua identificação”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma bela-sombra (Phytolacca dioica).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A planta fotografada é uma espécie exótica, nativa da América do Sul. É conhecida como bela-sombra (Phytolacca dioica), ombú, tintureira, entre outros nomes comuns e é uma espécie da família Phytolaccacea.

A bela-sombra é uma árvore de grande porte, que pode atingir até 30 metros de altura, com um tronco grosso e bastante desenvolvido na base e uma copa ampla e densa.

As folhas são persistentes, grandes, coriáceas, simples, verde-escuras e com brilho na face superior e verde mais claro e esbranquiçadas na face inferior. O pecíolo é longo e quando novo, é avermelhado.

Como o nome científico indica, a bela-sombra é uma espécie dióica, ou seja, é uma espécie que apresenta flores unissexuadas, femininas e masculinas em indivíduos diferentes.

As flores são pequenas, amarelo-claro a brancas e surgem agrupadas em inflorescências densas, na extremidade dos ramos.

Os frutos são bagas arredondadas, agregadas e unidas em cachos. São inicialmente esverdeadas, tornando-se negro-púrpuras quando maduras.

A bela-sombra é muito utilizada como árvore ornamental em parques e jardins públicos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.