Que espécie é esta: bicho-de-conta do género Glomeris

Foto: Sérgio Silva

O leitor Sérgio Silva encontrou um bicho-de-conta diferente na Serra de Sicó, no dia 29 de Janeiro, e pediu ajuda na identificação. José Manuel Grosso-Silva responde.

Sérgio Silva observou este exemplar na beira de um caminho agrícola, em Casmilo, concelho de Condeixa-a-Nova, e pediu ajuda para confirmar se pertence ao género Glomeria e para saber a espécie.

Foto: Sérgio Silva

Tudo indica que se trata de um bicho-de-conta do género Glomeria, mas não foi possível identificar a espécie.

Género identificado por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

“A espécie da foto é um diplópode da ordem Glomeria, que em Portugal Continental inclui quatro espécies conhecidas”, explica este entomólogo, que confirma que o exemplar fotografado “pode realmente ser do género Glomeris“.

Segundo o portal iNaturalist, o género Glomeris abarca mais de 100 espécies de bichos-de-conta, distribuídos por toda a Europa, mas também com presença nas Ilhas Canárias e Turquia, e ainda 11 espécies no Norte de África.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.