Que espécie é esta: bordões-de-são-josé

O leitor Carlos Alexandre fotografou esta planta em Setembro na sua casa em Vila Nova de Gaia e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Conheci o vosso site há poucos dias tendo-me dado a conhecer nomes de plantas que fazem parte da flora da minha região… Envio em anexo fotos de uma planta que tenho em casa (Vila Nova de Gaia) e que hiberna até esta época, estando agora com flor. Dentro de um mês, ou pouco mais, surgem as folhas num verde muito bonito que se mantêm até Fevereiro ou Março…. depois hiberna recomeçando o ciclo. Gostava de saber o nome desta planta”, escreveu o leitor à Wilder.

Tratam-se de bordões-de-são-josé (Amaryllis belladonna L.).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

As flores das fotografias são conhecidas por vários nomes comuns,  tais como beladonas, bordões-de-são-josé, açucenas-da-serra e meninas-vão-para-a-escola, este último por florir geralmente no início do ano lectivo.

É uma planta da família Amaryllidaceae, exótica em Portugal e nativa da África do Sul.

Trata-se de uma planta bolbosa, perene, que pode crescer em média até um metro de altura. 

As flores surgem agrupadas sobre um escapo floral, em conjuntos de 9 a 12 flores. As flores são grandes e possuem um perfume agradável que se torna mais intenso ao anoitecer. As flores tendem a orientar-se na direção do sol e surgem no final do verão, antes da formação das folhas, também elas grandes, em forma de lança e verdes.

Esta planta é cultivada como ornamental.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.