Foto: Rui Farinha

Que espécie é esta: carvalho-alvarinho

O leitor Rui Farinha fotografou um carvalho nos terrenos do Colégio Militar, em Carnide, e pediu ajuda na identificação da espécie. Carine Azevedo responde.

Rui Farinha, professor no Colégio Militar, está a realizar uma inventariação das espécies botânicas que se encontram nos terrenos deste colégio de Carnide. E pediu auxílio para identificar duas árvores, incluindo um carvalho fotografado a 25 de Novembro.

A árvore em questão é um carvalho-alvarinho (Quercus robur).

Foto: Rui Farinha

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

O carvalho-alvarinho (Quercus robur) é uma espécie nativa e pertence à família Fagaceae

É um dos carvalhos com maior longevidade e imponência, característico da flora portuguesa, sendo mais dominante a norte do território nacional, em regiões de clima temperado, com influência atlântica. 

Possui folhagem maioritariamente caduca, ainda que algumas folhas permaneçam nos ramos, já depois de secas, até que as novas as substituam. No outono esta árvore assume cores entre o acobreado e o castanho que criam um efeito visual único.

Foto: Rui Farinha

A floração ocorre na primavera, em simultâneo com as primeiras folhas. As flores são pouco vistosas, surgem em amentilhos e são geralmente de cor verde-amarelado.

O fruto é uma bolota. Surgem no final da primavera e amadurecem no outono, altura em que caem e assumem uma cor acastanhada.

O carvalho-alvarinho é uma espécie florestal por excelência, além de apresentar um grande valor paisagístico, formando ambientes de rara beleza.

Possui uma grande resistência ao fogo devido à casca espessa que reveste o tronco e a sua madeira é uma das mais nobres e valiosas madeiras da Europa. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.