Que espécie é esta: cobra-de-água-viperina

O leitor Manuel Pires fotografou esta cobra em Sendas, Bragança, a 4 de Maio de 2020 e pediu ajuda na identificação. Guilherme Caeiro-Dias responde.

“A 2020.05.04, por volta das 17h00, num caminho a cerca de 500 metros da aldeia de Sendas no concelho de Bragança, fotografei uma pequena cobra de cor cinzento escuro e com um comprimento de mais ou menos 30 centímetros e com um diâmetro de mais ou menos uns 1,5 centímetros (mais ou menos a espessura do dedo anelar de um homem adulto). Ficava grato que me pudessem informar de que espécie é essa pequena cobra, para o que, em anexo envio a fotografia da mesma”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma cobra-de-água-viperina (Natrix maura).

Espécie identificada e texto por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.

Nesta fotos vemos uma cobra-de-água-viperina (Natrix maura). É possível identificar pela cabeça que é longa e triangular, e a zona posterior da cabeça mais larga que o pescoço.

É ainda possível ver que as manchas mais escuras no dorso formam um padrão mais ou menos em zigue-zague (mais distinto na zona anterior do dorso) que, embora não seja uma característica comum a todos os indivíduos desta espécie, é relativamente frequente.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.