Que espécie é esta: corço

Corço

O leitor Bruno Fonseca fotografou este cervídeo em Cinfães do Douro em Julho e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares responde.

“Captei nas imagens da minha câmara um animal que desconhecia na zona. Podem identificar por favor? Foi captado em Cinfães do Douro, próximo da barragem de Carrapatelo”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de um corço (Capreolus capreolus).

Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.

Trata-se de um corço (Capreolus capreolus), uma espécie nativa de Portugal e que pertence à familia dos Cervídeos (onde se inclui o veado, e do qual se distingue pelo menor tamanho e forma do escudo anal, i.e. mancha branca na parte traseira).

Tem populações naturais que persistiram em pequenos núcleos a norte do rio Douro (serras da Peneda-Gerês, Alvão-Marão e Nogueira).

Desde a segunda metade do séc. XX, este pequeno cervídeo tem vindo a demonstrar um aumento generalizado da área de distribuição e abundância em Portugal, nomeadamente a sul do rio Douro (distritos de Aveiro e Viseu, onde se localiza este registo) devido à expansão natural das suas populações e a vários programas de reintrodução realizados com fins cinegéticos e para aumentar a disponibilidade de presas silvestres para o lobo.

Assim, assistimos ao estabelecimento de novos núcleos populacionais, incluindo as regiões costeiras a norte de Viana do Castelo e as serras Beirãs, a sul do rio Douro.

Hoje, o corço ocorre de forma contínua em toda a metade norte de Portugal (excepto a região costeira a sul do Porto), com algumas populações introduzidas a sul do rio Tejo, que estão confinadas.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.