Bufo-pequeno (Asio otus). Foto: Piet Reens/Wiki Commons

Que espécie é esta: crias de bufo-pequeno

A leitora Inês Braga ouviu este piar a 11 de Junho em Penedones, Montalegre, e pediu ajuda na identificação da espécie. Magnus Robb responde.

“Antes de mais, gostaria de felicitar-vos pelo trabalho e artigos, que vou acompanhando. Escrevo-vos para a rubrica que ‘Que Espécie é Esta’ porque no dia 11 de Junho, à noite, junto ao campismo de Penedones, Montalegre, ouvi este piar. Estava escuro mas consegui ver o que parecia uma coruja a voar. Tentei identificar, mas sem sucesso. Será que conseguem ajudar?”, perguntou a leitora à Wilder.

Tratam-se de crias de bufo-pequeno (Asio otus).

Espécie identificada por: Magnus Robb, ornitólogo britânico especializado na gravação do canto de aves.

“Este som é o chamamento de duas ou três crias de Asio otus a pedir alimentação dos pais. A terceira seria o chamamento mais distante no fim de audio_2023-07-24_11-59-07. Dá para ouvir as crias entre março de junho e, muitas vezes, é através deste som que se descobre um território, já que os adultos costumam ser tão discretos”, respondeu Magnus Robb.

O bufo-pequeno é uma espécie de rapina nocturna residente em Portugal.

Tem uma envergadura de asa de entre 86 e 98 centímetros e é do mesmo tamanho do que a coruja-das-torres. Tem olhos cor-de-laranja e pequenos tufos, vulgarmente designados “orelhas”, explica o portal Aves de Portugal.

Bufo-pequeno. Foto: Byrdyak/WIkiCommons

Os adultos são bastante silenciosos. Já as crias podem ser ouvidas a pedir comida. Os sons que emitem fazem lembrar um miar.

A estimativa populacional é de entre 200 a 1.000 casais.

Segundo o portal Aves de Portugal, “de todas as rapinas nocturnas que ocorrem em Portugal, o bufo-pequeno é, certamente, a mais difícil de observar”. Isto porque é uma “ave muito discreta e não se conhecem locais onde a sua ocorrência possa ser considerada regular”.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.