Erva-moura

Que espécie é esta: erva-moura

A leitora Ana Rodrigues fotografou esta planta a 4 de Setembro em Vila Pouca de Aguiar e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Esta planta é muito frequente no meio do milho; as vacas não a comem mas os burros sim. Há quem diga que pode ser tóxica. Será?”, perguntou a leitora à Wilder.

Trata-se da erva-moura (Solanum nigrum L.).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Tudo indica que se trata da erva-moura (Solanum nigrum L.), espécie pertencente à família Solanaceae. Nativa da Eurásia, Macaronésia, norte e nordeste de África, esta espécie ocorre naturalmente em várias regiões de Portugal, incluindo o Arquipélago da Madeira e, possivelmente, foi introduzida nos Açores.

A erva-moura é um arbusto perene com um ciclo de vida curto, caracterizado por um caule ereto, por vezes prostrado, cilíndrico, verde e ramificado desde a base, podendo atingir até 1,5m de altura e formar densos aglomerados.  

As suas folhas têm formato de coração, com margens onduladas e são ligeiramente pubescentes em ambas as faces. As flores possuem uma corola branca, creme ou ocasionalmente esverdeada. O fruto é uma baga de cor preta opaca ou púrpura.

A erva-moira é uma planta ruderal, comum em terrenos baldios ou incultos e na berma de caminhos.  Está associada a solos ricos em azoto e locais de meia-luz.

Esta planta pode representar potenciais riscos para o gado caso seja consumida em grandes quantidades. Em condições normais, os animais tendem a evitar o seu consumo devido ao sabor amargo característico e às propriedades tóxicas associadas. Contudo, em cenários de escassez alimentar, os animais podem ser levados a ingeri-la por falta de alternativas disponíveis.


Calendário Wilder 2024

Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.

Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.

Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.