Escaravelhos

Que espécie é esta: escaravelho Palaeostigus sp.

A leitora Cristina Vieira observou estes insectos a 11 de Janeiro em Castelo de Bode, serra de Tomar, e pediu ajuda na identificação. José Manuel Grosso-Silva responde.

“Junto envio um vídeo de quatro insetos a acasalarem em pares, mas que se mantêm unidos em grupo pelas fêmeas. Não sei se é um comportamento comum da espécie ou particular destes indivíduos. 
Presenciado em Castelo de Bode, na zona da Serra de Tomar, por volta das 16h30 do dia 11 de janeiro de 2024″, escreveu a leitora à Wilder.

 Tratam-se de escaravelhos Palaeostigus sp.

Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).

“São dois casais de escaravelhos do género Palaeostigus“, respondeu José Manuel Grosso-Silva.

“Parecem estar pouco satisfeitos com a presença uns dos outros, mas o que eu esperava era que se empurrassem por um instante e depois fossem cada casal para o seu lado!”, acrescentou.

Estes são pequenos escaravelhos que pertencem à família Scydmaenidae. Normalmente vivem entre as folhas caídas em florestas e zonas arborizadas e preferem habitats húmidos.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.