Que espécie é esta: Ficus rubiginosa?

O leitor Miguel Morgado fotografou esta árvore a 7 de Setembro em Portimão e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Hoje (7 de Setembro), ao passear pela marginal de Portimão, encontrei esta árvore que tem estas bagas, que são bastante vistosas. As vermelhas estavam tão maduras que se desfaziam ao toque. Não tendo escala, informo que as bagas maiores teriam o diâmetro de uma moeda de 20 cêntimos. Qual o nome desta planta? As bagas são comestíveis?”, perguntou o leitor à Wilder.

Tratar-se-á de uma Ficus rubiginosa.

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A árvore da fotografia pertence ao género Ficus, integrando a família Moraceae. Trata-se possivelmente de uma Ficus rubiginosa Desf. ex Vent..

Originária do leste da Austrália, a Ficus rubiginosa é uma árvore perene que forma uma copa densa e larga e pode atingir até cerca de 30 metros de altura, embora na maioria das vezes, não ultrapasse os 10 metros de altura.

As folhas são grandes, verde-escuras e brilhantes. Produz pequenos frutos (figos) redondos, amarelos, que se tornam avermelhados à medida que amadurecem. Os frutos amadurecem ao longo do ano, sendo possível que a árvore tenha frutos maduros e imaturos ao mesmo tempo.

Reconhecida por proporcionar sombra generosa, a Ficus rubiginosa também figura entre as espécies do género Ficus apreciadas para a prática do bonsai.


Calendário Wilder 2024

Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.

Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.

Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.