Que espécie é esta: fuinha

O leitor José Pinheiro viu este animal em Monção e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares responde.

“Envio um vídeo da câmara que coloquei nas margens do rio Minho em Monção e que captou um animal que penso que seja uma marta. Aguardo confirmação”, escreveu o leitor à Wilder.

Tratar-se-á de uma fuinha (Martes foina).

Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.

O vídeo não tem muita qualidade e o animal está pouco evidente, mas parece ser uma fuinha (Martes foina) e não uma marta (Martes martes), por várias razões.

Apesar destas duas espécies de carnívoros (ambas pertencentes à familia dos Mustelídeos) serem bastante semelhantes morfologicamente, têm algumas diferenças, nomeadamente na pelagem como seja uma mancha peitoral (“babete”). Na fuinha esta é de cor branca, com contornos regulares e que se estende até às patas anteriores (tal como parece ser evidente no animal da figura), enquanto que na marta a mancha peitoral é de cor amarelada, com contornos irregulares e com uma extensão mais reduzida, abrangendo normalmente apenas o pescoço.

Além disso, a marta tem uma pelagem uniforme de cor castanho escuro, enquanto que os flancos do corpo da fuinha são de coloração mais clara, tal como também parece evidente no animal deste vídeo.

Por ultimo, a marta é uma espécie muito rara, com uma distribuição nacional bastante reduzida, limitada às áreas de carvalhal maduro existentes na região da Peneda-Gerês e de Montesinho, enquanto que a fuinha é uma espécie comum, ocorrendo por todo o país e em qualquer habitat florestal, incluindo pinhais e bosques ripícolas.


5Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.