Foto: Maria Rita Ferro

Que espécie é esta: gaio

A leitora Maria Rita Ferro encontrou um grupo de gaios em Lisboa e ficou curiosa sobre o que viu. Gonçalo Elias responde.

“Creio que vi um gaio hoje de manhã [18 de Junho] no jardim em frente à Casa da Moeda, em Lisboa”, relatou Maria Rita, numa mensagem enviada à Wilder. “É normal ver esta ave em Lisboa? E em bando, com umas cinco aves ou mais?”, perguntou também.

Com efeito, trata-se de um gaio (Garrulus glandarius).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

Foto: Maria Rita Ferro

“O gaio é uma espécie relativamente frequente nos jardins de Lisboa”, explica este ornitólogo, que adianta que estas aves são observadas em grupo “com alguma frequência”, quando “podem ser vistos pequenos bandos”. Além do mais, nesta altura do ano, “poderá tratar-se de um grupo familiar composto por um casal mais os juvenis.”

De acordo com o portal Aves de Portugal, esta ave está bem distribuída por todo o território continental, “sendo mais abundante na metade norte e no extremo sul”. Os gaios podem ser observados principalmente em zonas florestais, mas também no meio urbano, “desde que aí existam árvores grandes”.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.