Ganso-do-egipto

Que espécie é esta: ganso-do-egipto

A leitora Giovanna Dellarole fotografou estas aves a 18 de Novembro na Quinta Agronómica de Oeiras e pediu ajuda para saber qual a espécie. Gonçalo Elias responde.

“Como leitora dos vossos trabalhos, os quais me enriquecem sempre, gostaria de partilhar a minha experiência de hoje. Na minha corrida habitual pela quinta agronómica de Oeiras, deparei-me com um casal de aves, nunca por ali vistos. Não demonstraram qualquer receio, mesmo quando quatro cachorros passaram por eles. Assemelham-se a patos, mas o bico é de ganso. Provavelmente, pela atitude serão domésticos. Não sei se este é o meio indicado para vos mandar o registo, mas não encontrei mais nada. Aguardo as vossas notícias, se possível. Continuem com o vosso bom trabalho, pois através dele estamos cada vez mais perto da natureza”, escreveu a leitora à Wilder. 

Tratam-se de gansos-do-egipto (Alopochen aegyptiaca).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

“Estes são gansos-do-egipto, espécie exótica e invasora. Esta espécie é nativa da África subsariana mas foi introduzida na Europa e agora está a expandir-se de forma descontrolada”, explicou Gonçalo Elias.

“A espécie está a expandir-se em grande velocidade e a colonizar novas regiões do país, tal como tem vindo a acontecer noutros países europeus. Actualmente esta espécie já tem o estatuto de invasora em Portugal.”

Segundo o portal Aves de Portugal, esta ave “tem vindo a ser observada com uma frequência crescente em diversos locais do território nacional e poderá estar em vias de estabelecer populações auto-sustentáveis”.

O ganso-do-egipto é uma grande ave aquática, maior do que um pato. Tem plumagem em tons cinzentos e acastanhados e uma mancha castanha em redor do olho.

“Em voo são bem visíveis as coberturas alares brancas, contrastando com as penas de voo pretas.”

Neste webinário do portal “Aves de Portugal”, Gonçalo Elias fala da situação da espécie em Portugal.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.