Que espécie é esta: lírio-do-nilo

O leitor Joaquim Cotovio fotografou esta flor a 7 de Março junto ao sapal em Miratejo e pediu para saber a espécie. Carine Azevedo responde.

Trata-se de um lírio-do-nilo (Chasmanthe aethiopica).

Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A flor da fotografia é de um lírio-do-nilo (Chasmanthe aethiopica), também conhecido como lírio-cobra.

É uma espécie herbácea da família das Iridaceae. É originária da África do Sul e é uma espécie subespontânea na bacia do Mediterrâneo. 

Esta espécie herbácea é uma planta bolbosa de folhas verdes claras, lanceoladas com uma nervura central proeminente.

As folhas surgem no inverno, formando tufos verdes com cerca de 60 cm de altura. A floração ocorre na primavera. As flores são de cor laranja avermelhadas e surgem numa haste floral dispostas ao longo de uma espiga longa, em fileira dupla e com ligeira curvatura para fora.

É muito frequente como planta de jardim.

Alguns autores referem que é uma espécie com características invasoras. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


PUB