Foto: Carla Machás

Que espécie é esta: macho de aranha-dos-troncos-grande

A leitora Carla Machás encontrou uma aranha em casa depois de ter ido apanhar pinhas ao bosque, na zona do Barreiro, e pediu para saber a espécie. Pedro Sousa responde.

“Fui apanhar pinhas no bosque da  Penalva, freguesia Santo António da Charneca – Barreiro” descreveu Carla Machás, indicando que depois dessa saída encontrou a aranha na parede, a 5 de Janeiro. “Não tinha acesso para a apanhar, e desapareceu”, explicou.

Tudo indica que se trata de um macho de aranha-dos-troncos-grande (Zoropsis spinimana).

Espécie identificada por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.

“É provavelmente uma Zoropsis spinimana, um macho, na verdade”, indicou Pedro Sousa, acrescentando que “essas aranhas costumam abrigar-se em detritos vegetais e trepam facilmente as paredes”.

Pode encontrar aqui e aqui mais informação sobre os machos desta espécie de aranha, muito fotografada no consultório “Que Espécie é Esta”.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.