Maios-pequenos

Que espécie é esta: maios-pequenos

A leitora Cláudia Teodoro fotografou esta planta a 20 de Março de 2021 na Quinta dos Ingleses, perto da praia de Carcavelos, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“O meu nome é Cláudia Teodoro e todos os anos na altura da Primavera costumo ir passear à Quinta dos ingleses junto à Praia de Carcavelos e tiro muitas fotos a vários tipos de flores; há muita variedade lá. Entre elas está esta que eu particularmente, acho muito interessante e gostaria de saber a sua origem…. Vou lhes enviar a foto. Obrigada e continuação de um excelente trabalho”, escreveu a leitora à Wilder.

Tratam-se de maios-pequenos (Moraea sisyrinchium).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Tudo indica que se tratam de maios-pequenos (Moraea sisyrinchium (sin: Gynandriris sisyrinchium)), também conhecidos como pé-de-burro e lírio-roxo-pequeno.  

Esta espécie da família Iridaceae é nativa da Região Mediterrânica e em Portugal pode ser vista nas regiões do centro e sul do território continental.

A maios-pequenos é uma planta herbácea, bolbosa, que pode crescer até cerca de 40 centímetros de altura. 

O bolbo subterrâneo é ovoide e sólido e de cada bolbo partem apenas duas folhas verdes, compridas, geralmente arqueadas.

No entanto, como na maioria das vezes se formam vários bolbos próximos, é frequente formar-se uma touça de plantas que se assemelha a uma única planta com muitas folhas.

Esta espécie floresce a partir dos finais de fevereiro e pode ser vista em flor até finais de abril. A inflorescência é pouco densa, formada por uma a quatro flores azul-violeta, com uma mancha branca e amarela na base, semelhantes a lírios. 

As flores desta planta são efémeras, uma vez que abrem ao meio-dia e murcham ao anoitecer.

O fruto é uma cápsula alongada e pontiaguda.


Calendário Wilder 2024

Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.

Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.

Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.