Que espécie é esta: medusa-tambor

O leitor Rui Lopes fotografou esta medusa a 22 de Novembro na Praia dos Pescadores, em Espinho, e quis saber qual o seu nome. A equipa do GelÀVista dá-lhe a identificação.

Esta espécie é a medusa-tambor (Rhizostoma luteum).

Espécie identificada por: Equipa do GelAVista, do Grupo de Oceanografia e Plâncton do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta espécie é a medusa-tambor, uma medusa de grandes dimensões, podendo ser facilmente observada em Portugal continental, mas também no Mediterrâneo ocidental e na costa africana até Angola.

A sua campânula em forma de hemisfério achatado pode chegar aos 60 centímetros de diâmetro.

É uma medusa de cor esbranquiçada, leitosa, facilmente reconhecida pelos seus braços orais curtos e folhosos, com longos apêndices de coloração acastanhada nas extremidades.

Desde 2016 que tem vindo a ser avistada com regularidade. Mas em 2020 os seus números aumentaram muito em toda a costa portuguesa.

O seu poder urticante é considerado fraco. No entanto, aconselha-se precaução, evitando o contacto com os tentáculos. Se for picado, limpe a zona afetada com cuidado, aplique gelo e se possível, bicarbonato de sódio.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.


Já que está aqui…

Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.