Moedas-do-papa (Lunaria annua). Foto: Maria José Sobral

Que espécie é esta: moedas-do-papa

A leitora Maria José Sobral fotografou esta planta a 23 de Julho no pequeno quintal da casa numa aldeia perto de Sabrosa e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

Trata-se da espécie moedas-do-papa (Lunaria annua).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Nas fotografias pode ver-se os frutos de Lunaria annua, uma espécie exótica, vulgarmente conhecida como moedas-do-papa, dinheiro-do-papa, medalha-do-papa, lunária ou cetim-branco.

A Lunaria annua pertence à família Brassicaceae e é uma espécie originária do sudeste Europeu e sudoeste Asiático. Está naturalizada em Portugal onde é cultivada como planta ornamental, embora por vezes surja como subespontânea, em terrenos perturbados, na orla de bosques e na berma de caminhos e estradas, geralmente próximo de povoações.

É uma planta bienal, embora seja muitas vezes cultivada como planta anual. Tem folhas e flores grandes. 

A floração ocorre de abril a julho e as suas flores surgem em inflorescências altas, e podem ser roxas, cor-de-rosa ou brancas. 

Os frutos possuem uma beleza própria e são bastante decorativos. Têm a forma de disco achatado, com cerca de 4 centímetros de diâmetro, são verdes, tornando-se translúcidos quando secam, ficando com o aspecto de cetim, daí o um dos seus nomes comuns “cetim-branco”. Quando se tornam translúcidos revelam, pela transparência, as poucas e grandes sementes que contêm.

Após a frutificação os raminhos desta planta são frequentemente utilizados em arranjos florais.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.