Que espécie é esta: mosca-das-flores Sphaerophoria sp.

A leitora Carolina Allegro fotografou este insecto na várzea de Sintra a 23 de Agosto e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Andrade responde.

“Tenho encontrado destes insetos, parecem-me abelhas, mas gostava de saber qual a espécie. São pequenas, não chegam a 1 cm de comprimento e parece que ficam paradas por instantes no mesmo local quando voam. Esta fotografia foi tirada na várzea de Sintra no dia 23 de agosto”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma mosca-das-flores do género Sphaerophoria.

Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.

É uma fêmea de mosca-das-flores do género Sphaerophoria. Como é uma fêmea é mais difícil ter a certeza da espécie, mas é provável que seja Sphaerophoria scripta, a mais comum do género.

As moscas do género Sphaerophoria pertencem à família Syrphidae, um grupo que é conhecido em inglês por ‘hoverflies’ devido à  capacidade que muitas espécies desta família têm de pairar durante o voo (hover = pairar + flies = moscas), o comportamento que a leitora observou.

Os adultos deste género visitam flores para se alimentar, enquanto que as larvas são predadoras de afídeos, também conhecidos por pulgões.

Muitas espécies de moscas-das-flores têm coloração semelhante à de muitas abelhas e vespas, um mimetismo que confere a estas moscas protecção em relação aos predadores que geralmente evitam estes insectos venenosos. 

Uma forma de separar moscas de outros insectos semelhantes é através do número de asas. As moscas apresentam apenas um par, enquanto que a maioria dos restantes insectos apresenta dois pares de asas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.