Que espécie é esta: percevejo Rhaphigaster nebulosa

A leitora Fernanda Castelo Branco fotografou este insecto em Vila de Rei a 12 de Dezembro e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Félix responde.

“Encontrei este inseto no rolo de papel na minha cozinha. Devo tomar alguma precaução especial? Representa (de alguma forma) perigo para mim,  para os meus animais ou ainda para a minha pequena horta? Vivo em Vila de Rei, mais propriamente em São João do Peso”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se do percevejo Rhaphigaster nebulosa.

Espécie identificada por: Rui Félix, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

“Aparenta ser Rhaphigaster nebulosa, não apresenta qualquer perigo”, respondeu Rui Félix.

O percevejo Rhaphigaster nebulosa (Poda, 1761) pertence à família dos percevejos Pentatomidae.

Pode ter um comprimento de entre 14 e 16 milímetros.

Estes percevejos não têm pêlos e são de tons acastanhados, amarelados ou acinzentados.


Calendário Wilder 2024

Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.

Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.

Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.