Que espécie é esta: perdiz

A leitora Maria de Fátima Ferreira encontrou esta cria de ave na Azambuja a 3 de Julho e quis saber qual a espécie a que pertence. Paulo Alves responde.

“Este pequenote apareceu no passado dia 3 de Julho no meu jardim em Azambuja. Prendi os cães que ficaram muito excitados e fiquei a observá-lo. Andava debaixo dos comedouros que tenho para as aves selvagens a comer as migalhinhas. Fui a casa buscar sementes mais miudinhas e quando voltei tinha desaparecido. Presumo que os pais o tivessem vindo buscar. Gostaria de saber de que espécie de trata, pois não é pardal nem melro, dos quais já cuidei algumas crias e que, posteriormente, foram libertadas”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se da cria de uma perdiz (Alectoris rufa)

Espécie identificada por: Paulo Alves, ornitólogo.

Segundo o portal Aves de Portugal, as perdizes têm uma “plumagem composta por tons de cinzento, preto, branco e ruivo. Destacam-se a garganta branca orlada de negro, o ventre ruivo, o bico vermelho e as patas 
vermelhas. Os juvenis são acastanhados”.

Esta espécie é relativamente comum em todo o país, “embora sendo escassa nalgumas zonas do 
litoral”.

“Ocorre sobretudo em zonas abertas ou esparsamente arborizadas, evitando as zonas densamente urbanizadas.”

“É uma espécie residente que pode ser observada em Portugal durante todo o ano.”


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.