Que espécie é esta: petinha-dos-prados

O leitor Paulo Fernandez observou esta ave a 1 de Janeiro nos jardins do Parque das Nações, em Lisboa, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Elias responde.

“Vi a espécie de que vos envio fotografia em anexo dia 1 de Janeiro de 2020 pelas 11h58m, nos jardins da Expo 98, nas proximidades dos pilares da Ponte Vasco da Gama junto ao rio. Agradecia, se fosse possível, que identificassem a espécie”, escreveu o leitor à Wilder.

“Parece-se com uma petinha-dos-prados mas com uma cor diferente (cor de canela claro).”

Sim, trata-se de uma petinha-dos-prados (Anthus pratensis).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

Esta é uma espécie que nos visita no período de invernada (de Outubro a Março), vinda de países como a Islândia ou a Rússia. Segundo o portal Aves de Portugal, “de todos os passeriformes que nos visitam no Outono e no Inverno, a petinha-dos-prados é certamente um dos mais abundantes”.

A petinha-dos-prados mede cerca de 15 centímetros e é uma ave com plumagem castanho-acizentada. Na face tem um anel orbital branco-sujo.

Passa grande parte do tempo no solo mas, depois de um voo, também podemos vê-la pousada em fios ou em postes.

Alimenta-se de insectos e de aranhas, daí o seu bico fino. Ocorre em terrenos agrícolas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.