Que espécie é esta: planta epífita Tillandsia aeranthos

A leitora Teresa Monjardino fotografou esta planta a 2 de Junho na Sertã e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.

“Esta espécie está nas minhas árvores. Não precisa de rega e vai-se multiplicando. Este ano floriu”, escreveu a leitora à Wilder.

 Tratar-se-á de uma planta apífita Tillandsia aeranthos.

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A planta das fotografias é uma espécie do género Tillandsia, da família Bromeliaceae

É uma planta epífita, que pode crescer sobre o tronco ou ramos de árvores, de arbustos ou de outras plantas, ou mesmo penduradas por arames, sem necessidade de solo para cumprir o seu ciclo de vida. Não se trata de uma planta parasita, já que usa as outras plantas apenas como suporte físico em busca de luz.

As folhas desta planta são cobertas de tricomas (estruturas anatómicas, com aspecto de minúsculos pêlos) que conferem o tom cinza-esbranquiçado das folhas e que lhe permite obter e processar nutrientes da água e do ar.

Tudo indica que a espécie da fotografia seja uma Tillandsia aeranthos, espécie nativa da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.