Que espécie é esta: Prunus sp.

A leitora Margarida B. Jesus fotografou esta árvore a 11 de Março no jardim do Campo de Santana, Lisboa, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Fotografei esta arvorezinha no jardim do Campo de Santana; é uma das primeiras árvores de Lisboa a florir e gostaria de saber o seu nome. O ano passado fotografei-a (a começar a florir) a 30 de Janeiro. Obrigada”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma espécie do género Prunus.

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Trata-se de uma espécie do género Prunus, pertencente à família Rosaceae.

O género Prunus é composto por mais de 300 espécies, além dos inúmeros híbridos e variedades. Muitos dos membros pertencentes a este género botânico são conhecidos pelo seu valor ornamental e interesse económico, como é o caso da amendoeira, do pessegueiro, da ameixoeira, da cerejeira e do damasqueiro.

Com os elementos disponíveis diria que se trata de um pessegueiro (Prunus persica), no entanto, o facto de existirem inúmeros híbridos e variedades, além da ausência de alguns elementos morfológicos, como por exemplo as folhas é difícil a identificação exata da espécie e/ou variedade.

O pessegueiro é uma espécie exótica em Portugal, originária da China e do sul da Ásia. Trata-se de uma espécie de folha caduca, que pode atingir até seis metros de altura. As suas flores surgem na primavera e são bastante vistosas. Os frutos (pêssegos) surgem no verão e são comestíveis.


Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.