Rã-verde. Foto: José Alho

Que espécie é esta: rã-verde

O leitor José Alho encontrou esta rã a 31 de Agosto em Queijas e pediu para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.

“Os meus filhos pequenos encontraram hoje (31 de Agosto) este sapo a passear pelo nosso jardim em Queijas. Presumo que seja uma espécie comum e inofensiva para os humanos, mas se puderem ajudar a identificar e dar algum conselho (relocalizar, deixar estar, etc) será bem apreciado”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se da rã-verde-comum (Pelophylax perezi).

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Sim, é comum e totalmente inofensiva – é a nossa rã-verde-comum (Pelophylax perezi). Nem todos os exemplares de rã-verde são mesmo verdes… Mas todos têm aquela prega de pele que vai do olho à anca e que se vê muito bem numa das fotos.

Se o jardim tiver saída para uma zona verde e/ou se tiver água, é de deixar estar.

Esta espécie pode passar muito tempo em terra, desde que haja alguma humidade (debaixo de folhas mortas ou em relva regada frequentemente, por exemplo). Mas prefere viver perto de zonas aquáticas. Por isso, se não houver água no jardim, e se conseguirem apanhá-la, podem libertá-la no rio Jamor, logo aí ao lado, onde ela vai encontrar muitos exemplares da sua espécie.

A rã-verde está presente em todo o território português, admitindo-se que seja o anfíbio mais comum em Portugal. Ocorre em toda a Península Ibérica, podendo ser observada pelo menos até ao Sul de França.

Este anfíbio atinge facilmente 7,5 cm, podendo chegar aos 10 cm de comprimento.

Esta espécie, até há pouco tempo, tinha como nome científico Rana perezi, e actualmente se chama Pelophylax perezi.

Quer ouvir uma rã verde?


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.