Foto: Clarissa Faccini

Que espécie é esta: uma pena de poupa

A leitora Clarissa Faccini encontrou uma pena no centro do Porto, no dia 17 de Julho, e pediu ajuda para identificar a espécie. Gonçalo Elias responde.

“Encontrámos esta pena no nosso pátio, […] no centro do Porto. Podem nos ajudar a descobrir que pássaro é este?”, pediu Clarissa Faccini, numa mensagem enviada à Wilder.

Trata-se de uma pena de poupa, ave que tem o nome científico Upupa epops.

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

A poupa é uma ave “inconfundível, com o seu característico padrão preto e branco nas asas e a cabeça e pescoço ocres”, descreve o portal Aves de Portugal. Mas o que a distingue realmente é a sua poupa, que costuma levantar por breves instantes, normalmente quando aterra.

Poupa. Foto: Wilder/arquivo

Esta ave mede entre 25 e 29 centímetros de comprimento e tem um bico longo, estreito e ligeiramente curvo para baixo. Passa a maior parte do seu tempo no solo, à procura de minhocas e de insectos para se alimentar. Quando chega a época de reprodução escolhe cavidades de árvores ou edifícios em ruínas para fazer o seu ninho. Tem apenas uma ninhada por ano, normalmente com uma média de oito ovos.

Há um ano, o leitor Hugo Marques contou na Wilder como foi assistir à nidificação de um casal de poupas no telhado da casa dos seus pais, na zona de Setúbal. Leia aqui.


Apoie o Que Espécie é Esta e a revista Wilder

A nossa missão é inspirar todas as pessoas a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos jornalísticos abertos a todos os leitores. Precisamos MUITO do apoio da nossa comunidade para continuarmos a dar voz à natureza, seja através de um contributo único ou de uma subscrição.

Saiba mais aqui.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.