Que espécie é esta: uva-rosa

A leitora Eliane Paz fotografou esta planta a 4 de Setembro em São Julião do Tojal, Loures, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.

“Minha patroa ganhou essa planta e queríamos saber mais sobre ela. Podem-nos ajudar?”, perguntou a leitora à Wilder.

Trata-se de uma uva-rosa (Medinilla magnifica Lindl.).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

A planta da fotografia é uma espécie nativa das Filipinas, pertencente à família Melastomataceae e conhecida como medinila ou uva-rosa (Medinilla magnifica Lindl.). 

A uva-rosa é um arbusto perene de textura semi-lenhosa. Apresenta folhas grandes, coriáceas, cerosas e brilhantes, de tonalidade verde-escura, com nervuras claras e bem marcadas. 

As flores surgem na primavera e no verão, formando inflorescências pendentes e longas, que podem atingir 30 centímetros de comprimento. Duradouras, as flores dispõem-se em cachos, assemelhando-se a uvas, daí o seu nome comum “uva-rosa”. Possuem pétalas em tons de rosa ou vermelho, frequentemente acompanhadas por longos estames, conferindo uma aparência exuberante.

Em Portugal, a uva-rosa destaca-se como uma planta de interior decorativa, sendo uma escolha popular para quem procura um toque exótico e elegante em ambientes internos.


Calendário Wilder 2024

Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.

Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.

Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.