Que espécie é esta: vinagreira

O leitor Francisco Souza Brandão filmou estes animais a 4 de Junho na Praia da Fábrica, Ria Formosa, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.

“Era um grupo de cerca de 10/12 lebres do mar a alimentarem-se nas algas na Ria Formosa praia da fábrica”, escreveu o leitor à Wilder.

Tratam-se de lebres-do-mar ou vinagreiras (Aplysia sp.).

Espécie identificada por: Gonçalo Calado, biólogo e professor da Universidade Lusófona.

“Sim, são vinagreiras, do género Aplysia. Não consigo ver a espécie. Presumo que A. punctata, mas depende da dimensão”, explicou Gonçalo Calado.

Em Portugal ocorrem quatro espécies deste género Aplysia. Além da Aplysia punctata, ocorrem no nosso país a Aplysia fasciata, a maior e a mais comum das quatro, a Aplysia depilans e a Aplysia parvula.

Segundo Gonçalo Calado, as lebres-do-mar “são herbívoras estritas. Alimentam-se de algas e é aí que se costumam encontrar com mais frequência”. 

Nos últimos anos têm sido utilizadas como modelos laboratoriais em estudos na área das neurociências.

No geral, estima-se que existam cerca de 250 espécies de lesmas do mar registadas em Portugal Continental. Na Madeira esse número rondará as 112 e nos Açores, 133, segundo este investigador.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.