Equador inicia monitorização da nidação de tartarugas nas Galápagos

As ilhas Galápagos são um dos principais sítios do planeta para a nidação das tartarugas verdes marinhas (Chelonia midas). Por isso, equipas já estão nas praias a acompanhar esta época tão importante.

Todos os anos, milhares de tartarugas-verdes-marinhas chegam ao arquipélago das Galápagos para aí porem os seus ovos, entre Janeiro e Maio.

A 19 de Janeiro começou um projecto de seguimento técnico da nidação das tartarugas marinhas no arquipélago das Galápagos, no qual participam técnicos do Ministério do Ambiente, através do Parque Nacional Galápagos, e da organização Galápagos Conservancy mas também voluntários.

Foram montados acampamentos de monitorização em zonas específicas da zona de Quinta Playa e Las Bachas nas ilhas Isabela e Santa Cruz, respectivamente, onde a espécie desova todos os anos.

Para tornar esta tarefa possível, o Parque Nacional recruta voluntários locais e nacionais que recebem uma formação prévia.

Nas praias, voluntários e equipas técnicas fazem transectos para localizar as fêmeas e segui-las até ao local onde escavam o seu ninho de aproximadamente 70 centímetros de profundidade e com capacidade para albergar cerca de 80 ovos.

Depois, a equipa técnica regista a informação sobre o ninho e guarda-a numa base de dados a fim de estimar o tempo de eclosão.

A incubação das tartarugas-verdes-marinhas dura 70 dias. Passado esse tempo, a equipa regressa aos ninhos para verificar o índice de eclosão.

Além deste programa de monitorização, o Parque Nacional desenvolve programas de controlo de espécies introduzidas, já que as espécies invasoras são uma das principais ameaças para a biodiversidade das Galápagos.

A tartaruga-verde-marinha é vulnerável às actividades humanas e espécie Em Perigo segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).