Foto: Jason Leung/Unsplash

Especialistas debatem como adaptar estradas e linhas eléctricas à vida selvagem

De terça a quinta-feira, a Universidade de Évora acolhe a conferência internacional IENE2020 – Infra Eco Network Europe. Os resultados do projecto LIFE Lines também vão ser apresentados.

A IENE2020 estava agendada para Abril de 2020, mas devido à pandemia de Covid-19 este encontro científico foi remarcado para esta semana e realiza-se agora de forma totalmente online, informa uma nota de imprensa da Universidade de Évora.

A IENE é uma rede internacional de especialistas em ecologia e infra-estruturas lineares de transporte – como as estradas e as linhas de distribuição de energia – com o objectivo de promover “uma rede europeia de infraestruturas segura e ecologicamente sustentável”.

A conferência internacional realiza-se de dois em dois anos, com a presença de “biólogos, ecólogos, engenheiros e decisores políticos”, que participam na discussão de trabalhos no campo da ecologia e infraestruturas lineares.

Este ano, o tema principal vai ser o mesmo do projecto LIFE Lines, “redes de infra-estruturas lineares com soluções ecológicas”. O seminário final do projecto coordenado pela Universidade de Évora vai ser um dos eventos paralelos realizados no âmbito da conferência, esta quarta-feira, “ao qual será possível assistir gratuitamente”, adiantam os organizadores. Prevista está a apresentação dos principais resultados e de outros exemplos de projectos nacionais e internacionais com o mesmo tema.

Entre os oradores convidados com intervenções previstas nos três dias da IENE2020 encontram-se Niko Balkenhol, investigador na Georg August University of Göttingen, Alemanha; Francisco Moreira, coordenador da Cátedra REN em Biodiversidade e Investigador do CIBIO/InBIO da Universidade do Porto; Jakub Wejchert, responsável político na Unidade de Biodiversidade no Departamento de Ambiente, na Comissão Europeia; Fernanda Z. Teixeira, investigadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil.


Saiba mais.

As inscrições para o seminário final do LIFE Lines, agendado para 13 de Janeiro, são gratuitas e podem fazer-se até ao final desta segunda-feira, dia 11, através do preenchimento do formulário. Terça-feira, os inscritos receberão o link para participarem.


Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.

Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.

Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.

O calendário pode ser encomendado aqui.