Foto: Joana Bourgard

Fundo Ambiental recebeu 95 candidaturas para projectos ligados ao património natural

Monitor

O Fundo Ambiental está a avaliar 95 candidaturas recebidas no âmbito do aviso “Gestão da biodiversidade e reforço do capital natural”, que teve uma dotação total de 1,2 milhões de euros.

 

O anúncio foi feito esta terça-feira pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática, depois de ter terminado o prazo para entrega de candidaturas no dia 30 de Abril.

Os candidatos que forem aprovados têm direito a um financiamento de 80% do orçamento previsto, até um máximo de 80 mil euros. No caso de organizações não governamentais de ambiente (ONGA), o financiamento pode chegar aos 85%, indica o Ministério, que adianta que os projetos apoiados vão ser divulgados no final do próximo mês. 

Em causa neste aviso, lançado no dia 30 de Março, estão projetos de valorização da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas a desenvolver pelo sector privado. 

“Os projectos seleccionados deverão reforçar o capital e património natural do país, contribuindo para a melhoria do seu estado de conservação e aumentando a informação empírica sobre estas temáticas”, acrescenta a mesma nota. “A valorização dos serviços de ecossistemas permite fixar pessoas e controlar a pressão humana, promovendo uma gestão da visitação dos espaços e a fruição das áreas naturais.”

As 95 candidaturas têm como responsáveis proprietários e gestores dos territórios onde os projectos vão ser desenvolvidos, incluindo ONGA.

A Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 (ENCNB 2030), aprovada em 2018, tem como objectivo travar a perda da biodiversidade em Portugal, promovendo a sua valorização. “Evidenciar a economia da biodiversidade e dos ecossistemas, em particular o seu papel para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida” é um dos objectivos estratégicos definidos nesse documento.

 

Saiba mais.

Recorde quais foram os quatro novos avisos lançados pelo Fundo Ambiental agora em Maio, para os quais as fases de candidatura ainda estão a decorrer.